Câncer de Mama em Cadelas e Gatas: Como Prevenir?
- Pet e Vet | 24H

- 14 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Infelizmente, tumores mamários são MUITO comuns em cadelas e em gatas. E ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, cães e gatos machos também podem ter tumores de mama, porém esses casos são raros. Então hoje iremos focar mais na ocorrência dos tumores de mama nas fêmeas.
Quando os tumores de mama surgem, geralmente a primeira melhor alternativa para o tratamento é a remoção cirúrgica do tumor e de toda a cadeia mamária, e em seguida a quimioterapia é recomendada para alguns casos após a remoção cirúrgica. Claro, existem exame pré-operatórios que devemos fazer para o melhor planejamento da cirurgia.
O prognóstico geralmente é bom se a identificação dos nódulos for precoce, e se for feita a rápida remoção cirúrgica dos tumores mamários no caso das cadela. Porém o prognóstico é pior no caso de alguns tumores mamários dos cães machos e no caso das gatas em geral.

No caso dos cães, as raças mais comumente afetadas por tumores de mama são os Poodles, Dachshunds e Cocker Spaniels. No caso dos gatos, as Siamesas são uma raça extremamente propensa ao desenvolvimento de tais tumores, juntamente com algumas outras raças orientais.
Lembramos que apesar do caráter genético ser um fator importante no desenvolvimento de tumores em geral, incluindo os tumores de mama, outros fatores como o sobrepeso e a obesidade são também potenciais influenciadores. Então regule sempre o peso do seu animal!
Ultimamente, muito tem se discutido sobre aspectos como a alimentação e a obesidade talvez serem fatores ainda mais importantes na influência do surgimento de tumores de mama do que até mesmo a genética em alguns animais. Mas é claro que o fator desencadeador da formação de um tumor pode variar de um animal para o outro.
Mas não custa nada evitarmos a ingestão excessiva de carboidratos e gorduras, evitando o excesso de alimentação e o excesso da oferta de petiscos, sejam eles apropriados ou não.
Assim como é recomendado para humanos, a oferta de produtos industrializados, repletos de corantes e conservantes, também muito provavelmente influencia o surgimento de tumores nos animais, então tente evitá-los.
Atualmente, o fator mais importante para a prevenção dos tumores de mama é a castração (remoção dos ovários e útero no caso das fêmeas, e a remoção dos testículos no caso dos machos).

Isso porque os tumores de mama são mais comuns em cadelas e gatas não castradas, ou naquelas castradas apenas após os 2 anos de idade.
Veja a seguir os dados percentuais obtidos em estudos, para entender como a castração tem um papel importante nessa prevenção:
O risco de desenvolver tumores mamários é de 0,5% nas cadelas que são castradas antes do primeiro cio (aproximadamente 6 meses de idade), sobe para 8% após o primeiro cio, e para 26% após o segundo cio.
Gatas que são castradas antes dos 6 meses de vida, tem 7 vezes menos risco de desenvolverem tumores de mama. E após este período é estimado que se castradas em qualquer idade conseguimos reduzir as chances de ter tumores de mama em 40 a 60%.

Outro grande colaborador para o surgimento do câncer de mama em cadelas é o uso de medicamentos hormonais, como os anticoncepcionais ("anti-cio") muito utilizados livremente em algumas regiões do nosso país. Estes anticoncepcionais são EXTREMANENTE CONTRAINDICADOS, tanto para cadelas quanto para gatas!
Com estes dados, concluímos que cerca de um quarto das cadelas não castradas irão desenvolver tumores de mama ao longo de suas vidas, e que o risco é bem menor para os castrados incluindo cães machos, e também os gatos, sejam eles fêmeas ou machos.
Outro dado importante que não podemos deixar de mencionar, é que nas cadelas, cerca de 50% dos tumores de mama são benignos e 50% malignos, lembrando que alguns deste malignos são potencialmente fatais.

Em contraste, no caso das gatas, cerca de 85% dos tumores de mama são malignos e com comportamento biológico agressivo (com grande tendência a serem invasivos e a espalharem por todo o corpo).
Então reforçamos que esta é uma preocupação enorme que devemos ter com nossas cadelas e gatas!
Faça frequentemente a inspeção das mamas da sua cadela ou gata, e qualquer suspeita de que possa existir um nódulo, nos comunique o quanto antes!
Assim como no caso dos humanos, o diagnóstico precoce aumenta muito as chances de sucesso do nosso tratamento.
Aqui na Pet e Vet, além dos nossos clínicos disponíveis 24 horas, temos também especialista em ONCOLOGIA veterinária.
Caso tenha mais dúvidas sobre os tumores de mama em cadelas e gatas, entre em contato conosco!
FONTE: American College of Veterinary Surgeons
Clínica Veterinária Pet e Vet | 24 Horas
Av. Sete de Setembro, 65 Icaraí - Niterói - RJ
(21) 2711 8898 ou 2711 7557






Comentários